VOCÊ SE SENTE ESCRAVA DA MAQUIAGEM?

Muitas coisas vem sido desconstruídas nos últimos anos e ainda tem um longo caminho para chegar na inclusão por completo, seja pelos sexos, pelo tipo físico, pela cor da pele, por tudo. Porém, mesmo que cada passo tenha sido dado à favor de cada um desses assuntos, ainda temos muito o que mudar e lutar por muitas outras coisas também.



Se você é uma mulher que gosta de maquiagem e utiliza eu tenho algumas perguntas pra você: Você já não acordou horas mais cedo para se maquiar porque o seu compromisso/trabalho era de manhã? Você já não começou a se arrumar 2 ou 3 horas antes para uma festa porque sabia que precisaria estar perfeita e que gastaria horas para acertar aquele delineado e precisava de mais tempo caso errasse? Você até já passou maquiagem pra ir pra praia porque aquela olheira de manhã te incomodava tanto que não dava pra deixar pra lá? Você se maquia todos os dias, ou ao menos 5 vezes na semana? Se você respondeu sim pra mais de uma dessas perguntas você é uma provável - ou com certeza - escrava da maquiagem.




"Nossa, mas com qual propriedade você está me analisando com uma simples postagem no seu blog?". Bem, o que eu posso te dizer é que eu já fui escrava da maquiagem e assim como você, eu também ficava revoltada quando lia algumas verdades sobre isso na internet. Acontece que sim, a maquiagem é incrível, as possibilidades que temos de nos enfeitar, usar cores diferentes, ressaltar nossos olhos, boca, enfim, é tudo realmente bonito, legal e é algo que pode ressaltar algo em você. Mas muitas vezes perdemos a nossa identidade.

Nós olhamos tantas mulheres lindas e deslumbrantes nos filmes, séries, fotos, revistas e esquecemos que elas são gente como a gente, lindas sem ou com maquiagem e isso todas nós somos também. Mas produzidas são o que o mercado quer vender. Muitos se espantam com algumas delas sem maquiagem, mas porque? Não, elas não são feias - nenhuma de nós é - mas estamos acostumados a vê-las atrás de efeitos, maquiagem, edições e tudo o que puder fazê-las se tornarem as mulheres mais perfeitas do mundo. E isso afeta à todas nós mulheres, porque achamos que não somos boas o suficiente para estar 24h lindas como as celebridades que conhecemos e que quase não fazem aparições sem maquiagem.

Vou contar um fato que aconteceu comigo e que me fez mudar minha relação com a maquiagem. Eu sou Designer e minha profissão nunca exigiu uma super boa aparência ou ser obrigada a passar maquiagem todos os dias (como algumas profissões que conhecemos), mas mesmo assim eu acabava chegando mais cedo no escritório para poder ir até o banheiro e me maquiar - porque eu queria estar bonita/bem produzida e só me sentia assim maquiada. Não, eu nunca tive muita paciência de me maquiar em casa e ir para o trabalho, na verdade tinha medo da maquiagem ter problemas no percurso do metrô ou do ônibus então preferia fazer isso quando chegasse na empresa. E assim foi... praticamente 10 meses me maquiando todos os dias de manhã e se caso eu não me maquiasse eu ficava frustrada, pensando que estava "pelada" e que as pessoas iriam olhar as minhas olheiras, meus defeitos e isso se tornava um looping diário, uma tortura.

Com o tempo percebi que outras mulheres que trabalhavam comigo não usavam maquiagem, e eu sempre admirei isso, sempre gostei de ver a real beleza de cada uma e então parei pra pensar: "Porque eu estou fazendo isso comigo? Tudo bem me maquiar as vezes, eu gosto. Mas para quê todos os dias? Qual a necessidade?". E decidi que mudaria isso. Não foi do dia pra noite, demorou para que eu me acostumasse com o meu rosto sem maquiagem e até mesmo me fotografar sem maquiagem foi difícil, mas fui parando de passar sombra, depois parei de passar base, rímel, delineador e assim eu me "limpei".

Se você nunca tentou fazer isso, fica a dica: é uma sensação libertadora! Sim! Limpar ou coçar o olho sem borrar o delineado porque NÃO TEM delineado. Não estragar o rímel quando mexer nos cílios porque NÃO TEM rímel. Apoiar a mão no rosto e não sair base porque NÃO TEM. É tão natural, é uma coisa tão besta, tão simples, que esquecemos do prazer de sermos cruas, limpas, de sermos nós.

Não construa algo em cima de você que faça você sentir-se desmontada quando estiver sem. Use uma maquiagem simples, básica se isso te agrada. Mas lembre-se de se olhar no espelho e se admirar crua. Isso é muito melhor e muito maior do que qualquer paleta de maquiagem de marca que você tiver.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário